segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Nota da JPT sobre a aprovação do sistema de cotas no Ensino Superior Público 

A Juventude do Partido dos Trabalhadores manifesta publicamente o seu contentamento pelo PLC 180/08 (Projeto de Lei da Câmara, número 180 do ano de 2008), aprovado no último dia 7 de agosto, que regulamenta o sistema de cotas no ensino superior público. 

O projeto traz um sistema que destina no mínimo 50% das vagas nas universidades e institutos públicos federais a estudantes oriundos integralmente do ensino médio público e com baixa renda familiar, estabelecendo ainda o recorte racial de acordo com a proporcionalidade da população negra, indígena e parda em cada estado, de no mínimo 25% das vagas a estes estudantes, de acordo com os dados do último levantamento do IBGE, unindo assim critérios sociais e raciais. 

As políticas de ações afirmativas, aprofundadas sob o governo do PT, visam superar as desigualdades históricas as quais uma grande parcela de nossa população, majoritariamente negra, está submetida. A garantia do acesso a bens e serviços públicos, ainda hegemonizados pelas elites, é fundamental para o processo de reparação. É importante lembrar que a escravidão colonial, que estruturou o desenvolvimento do capitalismo do nosso país, sequestrou e escravizou os povos negros, da mesma forma que dominou e oprimiu os povos indígenas, os afastando do exercício pleno da cidadania, não lhes dando qualquer oportunidade de acesso a educação formal, em especial o ingresso ao ensino superior. 

O Partido dos Trabalhos tem como um dos seus pilares fundamentais a luta contra o racismo, as opressões e a construção de uma sociedade que alcance a igualdade racial, de gênero e social. Nesse sentido, compreendemos de forma estratégica a implementação emergencial do sistema de cotas na educação brasileira, combinando ações de reparo histórico ao nosso compromisso com a superação das desigualdades. 

Seguiremos em luta! 

“O filho do pedreiro vai poder virar doutor” – Ex-Presidente Lula 

Brasília, 09 de agosto de 2012. 

Juventude do Partido dos Trabalhadores 



Sábado passado dia 10 de agosto, estive com a Ministra da Igualdade Racial Luiza Helena Bairros, iniciamos com mais reforço nossa luta... Nosso coletivo é o mais eclético que tem, convive com diferentes etnias e\ou raças, dos japoneses aos negros, dos índios aos brancos, caboclos, mulatos, mamelucos e cafuzos. Mas, temos a certeza que somos de uma raça só: a HUMANA.
Viva a igualdade racial, viva nosso momento de reflexão!!!

A mudança de verdade se constrói reforçando os pilares de uma sociedade, portanto, fortificar as bases significa dá crescimento social e econômico. Educar nossas crianças e da oportunidade para que elas possam frequentar uma boa escola, aprender com dignidade e abrir fronteiras é da um salto para o sonho de liberdade, igualdade e fraternidade.

Vivenciamos uma conjuntura de lutas, abastecendo-nós nos oníricos e desejos de transformações...  

FERNANDO DO PT 13.623




Nenhum comentário:

Postar um comentário